O atacante uruguaio Luis Suarez pode estar novamente em apuros e enfrentando uma longa suspensão após aparentemente morder o adversário italiano Giorgio Chiellini nesta terça-feira em um jogo crucial da fase de grupos da Copa do Mundo. O incidente, visível nas repetições televisionadas, mostrou Suarez enterrar os dentes no ombro do defensor italiano durante conflito na área de penalidade.
O episódio ocorreu aproximadamente um minuto antes do Uruguai marcar aos 81 minutos, garantindo a vitória por 1-0 que eliminou a Itália do torneio. Suarez perseguia a bola quando foi bloqueado pelo defensor italiano. Ele enterrou a boca brevemente no ombro de Chiellini, fazendo com que o jogador italiano caísse no gramado, aparentemente com dor e segurando o ombro. Imediatamente após, Suarez afastou-se segurando a própria boca.
Este é o terceiro incidente de mordida envolvendo o talentoso mas controverso atacante, que também foi suspenso por abuso racista e foi duramente criticado por um handebol flagrante que teve papel fundamental na eliminação de Gana na Copa do Mundo de 2010. O histórico disciplinar de Suarez, de 27 anos, continua a manchar sua carreira.

Chiellini confirmou após o jogo que havia sido mordido: “… não expulsar Suarez (foi) ridículo”, disse o italiano. “Foi absolutamente claro. Há até uma marca”. A declaração do defensor reforça a gravidade do incidente e a perplexidade pela não ação imediata do árbitro.
Suarez foi suspenso por sete partidas pela federação de futebol dos Países Baixos em 2010 após morder o jogador do PSV Eindhoven, Otman Bakkal, em uma partida da liga quando atuava pelo Ajax. Após ingressar no Liverpool na Premier League inglesa, ele mordeu o jogador do Chelsea Branislav Ivanovic em 2013 e foi suspenso por 10 jogos. Este terceiro episódio pode resultar em punição ainda mais severa.